quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Sintaxe de uma vida feliz

Que você seja sempre um sujeito simples,
Ainda que composto por ideais coletivos,
Pensamentos complexos e indeterminados;
Que seja agente nos momentos decisivos,
Paciente nas tormentas
E reflexivo nos conflitos;
Que seu núcleo seja um substantivo abstrato, porém concreto — amor;
Que seja determinado por adjuntos adnominais positivos
E complementos nominais significativos;
Que seu verbo seja nocional e suas ações, marcadas pela intensidade,
recebidas, direta ou indiretamente, por objetos dignos de atenção,
Independentemente de tempo, modo, lugar
E de quaisquer outros adjuntos adverbiais;
Que seus predicativos sejam de bondade, respeito e solidariedade;
Que seu aposto resumitivo seja: uma pessoa íntegra e feliz;
E, finalmente, que o vocativo da sua vida seja Deus.

(Ênio César de Moraes) 

4 comentários:

Clá Portugal disse...

que engraçado.
parece até que foi combinado.
pode até ser uma associação meio vaga, mas o seu poema tem um apela religioso, justamente na época da minha série (que comecei hoje, aliás) que também tem um certo apelo religioso. só que é bem indireto. enfim, você não deve está entendendo nada, dá uma passada por lá e vai entender. tem que ler o informativo também. hoho.
ah sim! a parte desse pequeno parêntese, o texto realmente ficou muito legal. pessoalmente eu acho super difícil fazer um texto assim, associar gramática com o tema, por isso adimiro muito.
enfim, viva(!) a vida feliz.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Professor, muito bom o poema, e para o entender eu tive de usar os conhecimentos de gramática aprendidos com o senhor, tô brincando, eu já sabia, mas assim... com o senhor eu os aperfeiçoei e pode ter certeza suas aulas farão falta!

Clara disse...

Bom.. Para sua grande felicidade, estou aqui =] (as 2:29). Sabia que eu tenho medo de comentar? Sei lá, vai que você fica corrigindo os comentários ;x hahahaha

Mas, já falando o que vim falar, você roubou esse texto? hahaha. Está muito parecido com aqueles gracinhas de jornais ou livros. (Eu to brincando, tá?) Acho que eu não fico muito bem acordada até essa hora, to indo dormir, mas os textos estão ótimos! Boas férias pro senhor!